Como criar uma boa campanha de vendas?
Uma campanha de vendas é completamente estimulante para motivar sua equipe a trabalhar com mais garra, determinação e celebrar o retorno em conjunto com a empresa, afinal sem uma equipe dedicada o negócio não anda. Neste artigo, abordaremos alguns passos para que você consiga elaborar uma campanha de sucesso.
Elaborando um campanha de vendas
1. Objetivos bem esclarecidos
Ao definir um objetivo não deixe a mensagem pela metade, busque esclarecer completamente qual o objetivo da mesma e como seus vendedores serão beneficiados. Não esqueça de determinar o prazo algo em torno de 30 a 45 dias, por exemplo, é o ideal. Este é o primeiro passo antes de iniciar sua campanha de vendas.
2. Estabeleça regras
Dizer para um vendedor que ele será bonificado com R$100 sob a venda de um determinado produto não significa que ele deva deixar o mix de produtos de lados e se dedicar somente a este. No caso da venda determine a possibilidade de uma venda parcelada, prazo de entrega, margem de desconto permitida sob o produto. Deixe claras as regras, não permitindo espaços para pequenas brechas de falta de informações, que em algumas negociações podem ser motivo de desculpa por não ter sido esclarecidas.
3. Metas alcançáveis
Batemos sempre nesta tecla, onde o gestor nunca deve prometer e solicitar algo que não está no alcance de todos, se uma meta não é atingida ou é atingida facilmente não é uma boa meta. Defina metas claras, objetivas e simples para o grupo como para cada vendedor. Depois crie uma meta desafiadora em torno de 15 à 20% maior a meta anterior buscando instigar seus vendedores. Outra opção é dividir em mini metas para que seus vendedores enxerguem a possibilidade de alcançar. Pegue o valor total e divida-o por semanas (4), em seguida por dias úteis (5) e por X vendedores, por exemplo, 10 vendedores chegando no valor de quanto cada vendedor deve conquistar por dia para alcançar a meta, assim o que parecia impossível pode ser visto como algo não tão complexo e alcançável.
4. Premie
Muitos empreendedores as vezes deixam de fazer a campanha de vendas, pelo receio de não ter a capacidade de recompensar seus vendedores com um super prêmio. Mas isso não é motivo para você desistir de implantar as campanhas em sua empresa. Use sua criatividade, as vezes algo que não tenha um grande custo, muitas vezes pode ter um grande valor para quem o conquista. Mas seja criterioso premie com algo que você gostaria de ganhar se estivesse no lugar do seu vendedor.
5. Reconheça e celebre
Nem todos os indivíduos da sua equipe conseguiram alcançar 100% da meta em algumas situações, mas o fato de reconhecer o esforço é
importante para que o vendedor não se desmotive. Leia também:
Como incentivar os resultados de sua equipe de vendas?
Após a conquista promova uma grande festa profissional para premiar os vendedores que superaram as expectativas ou alcançaram a meta.
Esta é uma forma de seus vendedores se sentirem reconhecidos e motivados a novas conquistas.
Sua campanha de vendas, deve ser tratada como um grande evento, precisa ser algo inspirador e de motivação. Procure incentivar que seus
vendedores hajam como uma equipe para que todos possam ser vencedores em conjunto.