ERP Brascomm

Blog da Brascomm

Vantagens de um sistema ERP para Varejo

Imagem

Crescer é um desafio constante na vida dos varejistas, o mercado inconsistente e as complicações políticas que rodeiam o nosso país transformam o exercício da venda cada vez mais difícil. Além disso, a carga tributária do Brasil está entre as mais pesadas do mundo, o que por muitas vezes acaba inviabilizando a continuidade de muitos negócios que pareciam ser promissores. Frente a esse cenário bastante agressivo, não há como apenas sobreviver, é preciso ser munido a todo momento de um pensamento estratégico e inteligente, para não deixar que as dificuldades do mercado sufoquem a sua fonte de renda.
Como contra-ataque a esse mercado violento, os empresários têm investido cada vez mais em ferramentas, sobretudo comportamentais e digitais, a fim de trazer resultados positivos para dentro da sua companhia. O pensamento positivo e técnicas de motivação são essenciais para manter uma equipe dedicada e unida em um só propósito, mas, além disso, é preciso reunir o máximo de informações e tratá-las com afinco para moldar ações que beneficiem os seus lucros e promovam o crescimento do seu comércio. Nesse intuito foram criados os sistemas ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, baseados na utilização de um banco de dados e interface comum a todos os departamentos, centralizando as informações e facilitando a comunicação entre os membros da sua equipe.

Desafios do varejo atualmente

Ultimamente o varejista tem tido que lidar com algumas situações diferentes, pois, os clientes estão cada vez mais exigentes, e o advento da internet pode popularizar ou até mesmo destruir a reputação de uma empresa em alguns poucos dias. Além disso, existe uma grande competição entre as lojas físicas e os sites de e-commerce, frente a isso, o que fazer para não ficar obsoleto no mercado e ser obrigado a fechar as portas?
A primeira opção está em investir num bom sistema de gestão integrada, seguindo de algumas práticas como a valorização da opinião do cliente, e busca de uma maior aproximação com estes através de redes sociais, depois disso talvez seja o momento de expandir os seus negócios, o que pode ser feito a partir da abertura de um e-commerce com seus produtos mais populares. O fato mais predominante é de que nenhum desses avanços poderá ser concluído sem o auxílio de um bom sistema de gestão, que promove benefícios incríveis para o setor varejista.

O que um ERP pode proporcionar?

Um ERP é muito mais que um simples programa, ele promoverá uma mudança profunda na sua forma de atuar e comandar sua empresa. Conheça um pouco mais sobre os benefícios que essa implantação pode propiciar para você e sua loja!

1. Planejamento estratégico

Passou-se o tempo em que bastava corresponder às ações do mercado, agora é preciso antecipá-las e planejar seus movimentos antes que o mercado lhe pegue de surpresa. Para isso é preciso ter um controle bastante rígido de suas finanças, estoque e demais departamentos. Um sistema ERP promove esse controle através da exibição de um dashboard intuitivo e repleto de informações com cunho estratégico para o gerenciamento do seu negócio. São métricas e gráficos produzidos a partir de diversas informações coletadas no dia a dia da sua empresa, que servirão para direcionar diversas tomadas de decisão!

2. Controle de estoque mais eficiente

Controlar o estoque em uma varejista não é nada fácil! A variedade de produtos, tamanhos, cores e tipos faz com que a estocagem seja complicada e exige muitos detalhes e atenção para evitar perdas e danos a seus materiais. Manter os produtos em condições adequadas é vital para a qualidade do seu estoque, mas, ainda é preciso estar atento aos prazos de validade, ou você pode acabar no prejuízo. Para evitar isso, o ERP emitirá notificações sempre que um produto estiver perto do vencimento, permitindo que você os coloque nas prateleiras de uma maneira que favoreça a venda daqueles produtos mais antigos.

3. Acompanhamento do fluxo de caixa

No varejo o fluxo de caixa é bastante flexível e instável, as quantidades de produtos por compra são quase sempre diferentes, e a variedade oferecida pelo lojista influencia também na variedade de compra do cliente. Ao passar os itens pelo caixa, o consumidor espera por bastante agilidade, por isso um sistema ERP de qualidade, que não tenha travamentos constantes é essencial. Aqui também se faz útil uma velha conhecida dos lojistas, a identificação por códigos de barras, que facilitam tanto o controle de estoque como o ato de registrar as vendas, e consequentemente os produtos que saem de sua posse.

4. Gestão de finanças e tributos

Que a carga tributária brasileira é pesada já se sabe, e como não se pode, nem jamais se deve faltar com os compromissos tributários, o varejista precisa procurar maneiras de minimizar os impactos desses encargos no seu orçamento. Essa busca resultou no surgimento e popularização de uma nova forma de contabilidade, a chamada contabilidade gerencial, que tem por objetivo utilizar a gestão não apenas para cumprir com as obrigações fiscais, mas para gerenciá-las de maneira inteligente, com base em informações estratégicas sobre estoques, prazos e limites, e um conhecimento mais aprofundado sobre as condições que cada um dos encargos impõe.

5. Estratégias de venda

Com um ERP em pleno funcionamento, seus funcionários deixarão de se preocupar com questões burocráticas e repetitivas como o preenchimento de notas fiscais, contratos e demais documentos, tendo muito mais tempo livre para investir em força de vendas. As informações como produtos mais vendidos, períodos de maior movimento entre outras, possibilitarão a criação de melhores estratégias e ações de marketing. Uma equipe motivada e cercada das ferramentas corretas é tudo que você precisa para se destacar como varejista na sua cidade ou para qualquer localidade que deseje ampliar os seus negócios. Ser um varejista neste mercado agressivo e competitivo não é fácil, por isso vale à pena parar um pouco e refletir se vale à pena continuar investindo nesses modelos descentralizados de gestão, ou se é melhor ceder ao auxílio da tecnologia e ver seu negócio decolar de uma vez por todas.

Logotipo Brascomm 4.0

Endereço:

Rua Catequese, 1105 - Vila Guiomar
Santo André | SP - CEP: 09090-401

Entre em Contato

(11) 4901-8000

Redes Sociais

Fale Conosco pelo Whatsapp