ERP Brascomm

Blog da Brascomm

Seja o tipo de gestor que você deseja ver no mundo!

Imagem

Muitas vezes na vida, não nos colocamos do outro lado da moeda, para sentir a dor do outro, julgamos, apontamos e principalmente criamos personagens fictícios em nossa mente, sem realmente conhecer o potencial de determinadas pessoas. No ramo empresarial, isto não é diferente, há situações em que o gestor não percebe que pode estar destruindo o ambiente que tanto lutou para construir. Um mau gestor pode provocar o baixo rendimento, além de com um comportamento exagerado acabando por deixar o colaborador doente e ou consequentemente pode perder um ótimo profissional que seria chave para alavancagem de seu negócio. Pense, quando você estava no lugar do seu colaborador e resolveu iniciar sua empreitada, você gostava de como era tratado? Separamos alguns tipos de gestores e veja qual se encaixa mais no seu perfil.

Conheça os tipos de gestor

Abaixo separamos alguns tipos de gestor existentes em diversas empresas e descrevemos suas atitudes e comportamentos de modo que você possa analisar e identificar com qual deles você se parece mais. Confira!

CAPITÃO (CLÁSSICO):

Altamente competitivo e focado em resultados, toma decisões rapidamente e faz com que seus colaboradores saibam exatamente o que precisam fazer. Oferece um pouco de autonomia, por permitir que seus colaboradores recebam o caminho e desenvolvam por si, sendo algo positivo para uma equipe que já está acostumada e negativo para um novo funcionário que necessita de maiores esclarecimentos.

GUIA (AFÁVEL)

Se preocupa com as pessoas no ambiente de trabalho, é generoso, estando sempre disposto a ouvir e a ajudar sua equipe. Escuta mais do que fala e direciona sua equipe e permite que eles se desenvolvam no caminho. Possui uma linha de trabalho mais segura não gostando de correr riscos.

INSPIRADOR (MODELO)

Sempre disposto a ajudar sua equipe e cheio de ideias, se adapta a mudanças e estimula seus funcionários a pensar além, inspira e é uma pessoa muito agradável de se trabalhar.

CÃO BRAVO (EXPLOSIVO)

Intimida e humilha colocando pressão sobre a equipe, é autoritário e expõe a todos os desempenho e atitudes que o desagradam referente a determinadas pessoas.

CAÇADOR DE PÊLO EM OVO (MINUCIOSO)

É um gestor que gosta que as coisas sejam feitas exatamente como ele faria, gera frustração aos colaboradores que não podem expor suas ideias.

WORKALIC (VICIADO EM TRABALHO):

Esse tipo de gestor espera que seus colaboradores façam tudo imediatamente após suas solicitações, enviam trabalhos de madrugada, distribuem atividades de última hora, esperando que o colaborador fique além de seu horário ou trabalhe aos fins de semana para completar as tarefas, gerando stress e desmotivação da equipe.
Após identificar o gestor a qual você mais se identifica, vamos fazer uma análise pessoal:
• Você enxerga que pode atribuir algumas mudanças ao seu compartamento?
• Sente que pode melhorar frente a sua equipe para buscar um bom convíveo e consequentemente alavancar o sucesso do seu negócio?
Sabemos que “Errar é humano, mas persistir é um erro!”, portanto transforme-se e transforme o ambiente e as pessoas a sua volta para que seja prazeroso trabalhar com e para você. Confira dicas para ser bem sucedido na gestão de pessoas.

Como se tornar um bom gestor?

Dica 1 – Seja tolerante!

Um bom líder é aquele que sabe ser tolerante sem permitir tudo. Tenha consciência que o seu colaborador é humano, ele também tem problemas familiares portanto atrasos ou ocorrências devem ser conversadas, mas ambos os lados precisam ser compreensivos, para que você não seja visto como insensível ou mercenário, se preocupando apenas com o lucro da sua empresa e esquecendo que por traz do retorno existem pessoas que oferecem o seu melhor para ajudá-lo.

Dica 2 – Icentive!

Quem não gosta de um elogio, de ser motivado e reconhecido por aquilo que faz bem? Interagir com a sua equipe apontar o que pode ser melhorado, e parabenizar pelas conquistas fará com que o ambiente seja mais leve e tranquilo para que seus colaboradores exerçam suas atividades, afinal as pessoas passam mais tempo dentro da empresa do que com seus familiares, porque não acolhê-los bem como você acolhe aqueles a qual ama?!

Dica 3 – Feedback positivo e negativo!

Sim é preciso, que haja essa comunicação, mas tudo tem uma forma de ser falado ou pode influenciar na desmotivação. Busque exercitar a técnica do sanduíche (Elogiar,advertir e elogiar novamente), está técnica é uma forma de incentivar a pessoa mostrando a ela, que ela é essencial para a empresa e que exerce um bom trabalho, porém alguns métodos precisam ser aprimorados já que no final do mês passado ocorreu determinada situação e a pessoa não se dedicou tanto, mas como você confia na capacidade e competência deste colaborador, você sabe que ele tem potencial e pode fazer melhor! Sentiu a diferença do que apontar o dedo na cara do colaborador e dizer a ela que o desempenho está baixo?

Dica 4 – Treine!

Uma equipe despreparada não pode carregar a culpa de 100% dos problemas enfrentados pela empresa, você como líder, pode e deve orientar, promover treinamentos, sanar dúvidas e criar um ambiente mais colaborativo. Além de que, se dispor a ensinar garante uma proximidade entre gestor e funcionário.

Dica 5 – Transparência

Coloque se a disposição, seja sincero e respeite seu próximo como gostaria de ser respeitado. Que colaborador não gostaria de trabalhar com uma pessoa agradável e acessível?

Logotipo Brascomm 4.0

Endereço:

Rua Catequese, 1105 - Vila Guiomar
Santo André | SP - CEP: 09090-401

Entre em Contato

(11) 4901-8000

Redes Sociais

Fale Conosco pelo Whatsapp