Porque minha empresa precisa de um sistema ERP?

um sistema ERP

Porque minha empresa precisa de um sistema ERP?

A concorrência no meio empresarial está mais acirrada a cada dia, são milhares de pessoas tendo ideias incríveis, porém poucas com a habilidade de executá-las e transformá-las em negócios rentáveis. A dificuldade de criar uma empresa de sucesso não está na descoberta de uma ideia, ou em atingir a atenção do público, tudo isso se tornou mais fácil com o advento da internet, capacidade de pesquisa e suas redes sociais, gerir um negócio, entretanto, é muito mais que isso! Geralmente é na organização das bases corporativas que a maioria das empresas tidas como promissoras tendem a tropeçar, ainda mais quando geridas pelo perfil atual de empreendedores, que é jovem, com pouca experiência de mercado, portanto com muito conhecimento teórico e com pouca prática. De todas as virtudes desse novo perfil, a melhor/pior característica dos jovens empreendedores é que estão mais propensos a se arriscar, às vezes isso funciona, outras vezes os leva de encontro ao fracasso.

O fato explicitado acima é que os empreendedores de hoje em dia precisam de mais espaço para a criatividade e menos preocupação com as questões burocráticas e repetitivas que incluem comandar um negócio. Da mesma forma a velocidade nas ações é algo intrínseco ao sucesso das novas empresas e daquelas que precisam se manter no mercado. Um sistema de gestão é a ferramenta perfeita para conferir essas duas características aos processos de sua empresa, e contribuir para um gerenciamento muito mais eficiente de seus recursos materiais e do recurso mais precioso de todos, o tempo.

Funcionamento básico de um Sistema ERP

Um sistema de Enterprise Resource Planning atua com base em um banco de dados comum, que recebe as informações produzidas em todos os departamentos da empresa, e a partir de análises de Big Data e Business Intelligence (BI), as transforma em conteúdo relevante para a gestão de um  negócio. Os departamentos são chamados de módulos, e estão concentrados em uma interface única, disponível a todos os usuários mediante a concessão de logins e suas respectivas senhas. Utilizar esse software permite maior fluidez na comunicação interna, característica que se refletirá na melhoria dos processos e do atendimento aos cliente com o passar do tempo.

Em que setores um sistema ERP pode provocar melhorias?

Não se assuste com a resposta, ou pense que é apenas uma jogada barata de marketing, sim, um sistema ERP pode melhorar TODOS os departamentos da sua empresa. Nada melhor que comprovar essa afirmação com alguns exemplos das funcionalidades que o ERP apresenta.

Controle de Estoque: O controle de estoque é temido por muitos administradores, principalmente por não ser uma ciência tão exata como a contabilidade por exemplo, afinal, lida-se com previsões de mercado, que nem sempre correspondem ao que é esperado. O ERP permite o registro não apenas das quantidades mas também das localizações de cada item, prazos de validade e diversas outras características relevantes ao acondicionamento de seus produtos.

Fluxo de Caixa: Acompanhar o fluxo de caixa é fundamental para manter as finanças em dia, um sistema de gestão permitirá ver de perto os valores que estão saindo e entrando em seus caixas. Informação necessária para a tomada de muitas decisões que podem afetar o futuro de sua companhia.

Contabilidade: A contabilidade gerencial já é realidade na maioria das empresas, mas não é possível usar os tributos a seu favor se não há um registro eficiente de todos esses dados. O sistema ERP amplia a visão dos contadores sobre o funcionamento da empresa, permitindo-os relacionar números com quantidades de estoque, clientes entre outros pontos de interesse para a operação que sua empresa desenvolve.

Gestão de Projetos: É muito mais fácil controlar uma equipe tendo um sistema ERP em funcionamento, além de registrar os avanços de cada funcionário, ele pode até indicar tarefas mais específicas de acordo com o perfil do colaborador no caso de sistemas mais avançados. A comunicação pode acontecer dentro do próprio software minimizando a necessidade de seus funcionários em disparar entre os corredores quando precisam de uma informação urgente. Assim, com certeza, mais negócios são fechados e sua empresa cresce.

Não hesite! Invista agora mesmo em um software que irá provocar uma verdadeira mudança na sua forma de fazer negócios!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.