O que é empreendedorismo ?

empreendedorismo2

O que é empreendedorismo ?

Essa é uma palavra que esta está na moda, e tem invadido não só o cotidiano profissional, mas até mesmo as universidades e espaços de capacitação em todo o país. Mas você sabe porque esse conceito tem ganhado tanta relevância? A resposta para esse questionamento tem implicações em várias áreas de atuação, que vão desde o nosso sistema educacional, até as relações de trabalho vigentes.

Você já deve ter ouvido falar sobre empreendedorismo em uma reunião com seus sócios, ou se ainda é estudante é bem provável que essa palavra já tenha sido dita por um de seus professores, ao assistir os noticiários e programas de TV, por sua vez, os incentivos à prática do empreendedorismo explodem dia após dia.

Parte da urgência em fazer o empreendedorismo conhecido vem da situação catastrófica em que nosso país se encontra nos âmbitos econômicos e políticos. Não é exagero dizer que o empreendedorismo pode salvar o país, pois de fato ele pode, entretanto, para que isso aconteça, a sociedade precisa conhecer e abraçar a prática de empreender nas diversas áreas da sua vida, principalmente nas que as incomodam cotidianamente.

Compreendendo o empreendedorismo

As definições para este termo são as mais variadas possíveis, algo compreensível sabendo que as realidades em que o empreendedorismo surge são sempre diversas, e mesmo assim os resultados obtidos podem ser igualmente grandiosos. Primeiramente, traremos a  definição abaixo para empreendedorismo, mas ao longo do texto você verá algumas outras definições bem interessantes.

“Empreendedorismo é disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.”

Como essa pequena frase exemplificou, o ato de empreender exige habilidades que passeiam em diversas áreas do conhecimento, o que não quer dizer que para iniciar um empreendimento você precisa dominar tudo isso, pelo contrário.

Uma pessoa pode começar a empreender sem ter domínio sobre nenhuma destas áreas, mas algo é certo, durante o processo ela desenvolverá habilidades em todas essas áreas, e se o seu negócio chegar a um patamar de sucesso notável, significa que ele deu o devido valor ao aprendizado dessa caminhada.

Empreendendo novas soluções

No Brasil, o empreendedorismo ainda tem um impacto muito reduzido frente ao seu potencial. Se pararmos para observar a nossa situação frente a outros países, perceberemos que aqui há uma tolerância muito menor ao erro e ao fracasso, por isso, grandes ideias acabam sendo engavetadas pelo medo do insucesso.

Outra coisa bastante perturbadora, é a aversão a ensinar nossas crianças a empreender, muitos tem vergonha de deixar seus filhos venderem brinquedos na escola, ou armar uma barraca de limonada na porta de casa como grande parte dos personagens infantis americanos fazem. Por conta disso muitos de nós, os adultos de agora, não desenvolvemos a predisposição a desenvolver ideias, pois sempre que as tínhamos, algo parecia nos impedir de executá-las.

Nosso empreendedorismo é focado na descoberta de novas soluções, muitas delas para problemas que já nos incomodam há muito tempo, e isso é um ponto positivo, pois o mercado para essas soluções já está consolidado em grande parte das vezes.

Construindo uma nova solução

Da definição trazida para empreendedorismo, conseguimos retirar três etapas necessárias para uma solução de sucesso: idealizar, coordenar e realizar.

  • Idealizar: Grandes empresas que hoje estão no topo do mundo surgiram de ideias! Muitas das ideias eram até bastante simples, mas de acordo com a compreensão de novos problemas, seus negócios foram capazes de responder a outras necessidades do público, levando-as ao sucesso.

 

  • Coordenar: Uma ideia é o ponto de partida para empreender, mas a habilidade de coordenar essa ideia e a equipe responsável por trazê-la à realidade é uma da mais valorizadas no empreendedorismo.

 

  • Realizar: Empreendedorismo exige movimento! Isso quer dizer que não adianta ter milhares de ideias se você não consegue tirá-las do papel. Por mais simples ou mal acabadas que estejam, o ato de empreender exige que você coloque suas ideias para funcionar em contato com o público, e a partir daí possa desenvolvê-las e torná-las um produto ou serviço melhor a cada dia.

 

O empreendedorismo aplicado ao cotidiano

Pode parecer que esse conceito só é aplicado a novas ideias, ou a soluções totalmente disruptivas, mas isso não é verdade, você pode empreender dentro da sua própria empresa, mesmo que ela já esteja consolidada.

Gestores e administradores percebem constantemente essa necessidade de trazer coisas novas para dentro de seus ambientes de trabalho, e isso também está inserido no contexto do empreendedorismo, como podemos ver na definição abaixo:

“O empreendedorismo é a iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, gerindo com alterações que envolvem inovação e riscos.”

É possível fazer a diferença dentro da sua empresa a partir de um espírito empreendedor, pois por mais bem-sucedido que esteja o seu negócio, sempre existirão problemas a serem melhorados.

A Endeavour Brasil, uma das organizações mais importantes na divulgação do empreendedorismo em nosso país diz que:

Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Leia mais em:https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/

E porque não começar a fazer isso agora? Olhe com bastante cuidado para a sua empresa, e perceba se não existem pontos a serem melhorados, talvez mudanças em sua forma de operar, quem sabe um novo modelo de monetização…ou porque não  procurar novos perfis de clientes?

Empreender deve fazer parte da sua rotina, e os resultados disso serão grandiosos, pois, em vez de apenas olhar para os problemas e criticá-los, você estará se movendo para resolvê-los e levará junto nessa empreitada toda a sua equipe.

Às vezes uma mudança simples pode trazer efeitos grandiosos, e isso certamente perpassa pelo conceito de identificar problemas e investir recursos para que eles sejam resolvidos. A Implementação de sistemas de gestão também pode ser observada como uma grande oportunidade de crescimento, e estar atento para este e outros problemas dessa natureza faz de você mais que um(a) empresário(a), te faz um empreendedor(a).

A Brascomm 2.0 oferece um sistema de gestão que se encaixa a diversos perfis de empresas, pois possuímos módulos personalizados para cada uma delas, e adaptamos as plataformas do sistema aos seus processos internos, sejam eles quais forem !

Isto é, estamos preparados e dispostos a atendê-lo com toda nossa dedicação. Oferecemos qualidade, segurança e agilidade em nosso atendimento, esperando em troca a sua confiança!

Para saber mais sobre a Brascomm 2.0 visite nosso site clicando aqui, ou entre em contato no número (11)4901-8000.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.