O que é Cloud Computing?

O que é Cloud Computing?

cloud-computing-by-george-thomas

 

Cloud Computing

 

Nossa vida tem se tornado cada vez mais digital e a internet se configura como instrumento vital para que o cotidiano ocorra de forma prática. Os e-mails já são corriqueiros, e as redes sociais facilitam nossa comunicação de uma forma incrível. No embalo do grande crescimento de serviços on-line, está o serviço de cloud computing, que já é projeto certo nos planos de negócios de grandes empresas, comportando um setor que está a todo vapor, e com previsões de crescer ainda mais em 2016. Mas qual é a finalidade desse conceito e como ele pode facilitar a vida corporativa? Veremos a seguir.

 

Digamos que hoje você tenha uma apresentação importante para os demais executivos da empresa. Você preparou previamente todos os slides em seu Desktop, mas precisa de um pen-drive para levar o arquivo e apresenta-lo na empresa, e então percebe que esqueceu o dispositivo em um lugar qualquer. Para muitos esse é o ápice do desespero! Um americano passou por uma situação bem parecida com esta, e a resolveu de forma rápida como algumas pessoas pensariam em proceder: ele enviou o arquivo para seu próprio e-mail, e a partir daí já o tinha a seu alcance em qualquer computador conectado à rede. Uma simples situação como essa foi o gatilho inicial para o americano citado acima criar um dos maiores serviços de armazenamento na nuvem da atualidade, Drew Houston esqueceu seu pen drive e dentro de um avião escreveu os primeiros códigos do Dropbox, hoje avaliado em cerca R$22 bilhões. É bem verdade que outros programas de cloud computing já existiam, inclusive os próprios serviços de e-mail utilizam dessa funcionalidade há bastante tempo, mas esse foi um dos primeiros softwares a atingir o grande público e trazer uma funcionalidade mais palpável para o conceito. Essa pequena história de sucesso resume bem a funcionalidade primária do serviço, que é: permitir o acesso aos arquivos de qualquer lugar e de qualquer computador.

 

Isso mesmo! Cloud computing ou computação na nuvem vem se tornando cada vez mais comum e prática para usuários individuais, assim como para empresas, impulsionadas pelas inúmeras vantagens que esse novo modelo de armazenamento apresenta.

 

Como o Cloud Computing funciona?

cloud_computing-768x576

A partir do uso da nuvem, que aqui pode ser interpretada como a internet em si, a computação se transfigura de um produto para um serviço, e quando oferecido da maneira correta, pode simplificar o dia a dia de uma empresa e diminuir seus custos com hardware. As empresas responsáveis por esses serviços têm em sua retaguarda um avançado sistema de armazenamento físico, pronto para receber e proteger os seus arquivos, esses são os chamados servidores (ou datacenters) – geralmente grandes parques recheados de máquinas, trabalhando 24 horas por dia para manter suas informações sempre disponíveis para você – basta conectar-se à rede para ter acesso remoto e total controle sobre os mesmos.

Como o Cloud Computing pode ajudar no cotidiano de uma empresa?

Assim como nos sistemas integrados, ter os arquivos à disposição de um ambiente coorporativo pode facilitar muitos processos corriqueiros. E se tratando de companhias com filiais ou pontos de expansão essa disponibilidade se faz ainda mais necessária.

 

Reduzindo custos com o uso de Cloud Computing

 

Como já foi citado, os acessos em nuvem transfiguram a computação de um produto para um serviço, permitindo assim que não haja necessidade de hardwares robustos, já que todo conteúdo será acessado via navegadores ou softwares específicos. Dessa forma a empresa contrata apenas a franquia necessária para sua demanda, evitando custos desnecessários com computadores ou servidores físicos dentro da mesma. Um grande exemplo da viabilidade desse serviço veio à tona no início de 2016, quando a Netflix anunciou a transferência de seus arquivos (antes guardados em datacenters próprios) para servidores na nuvem. Essa notícia e os recentes investimentos de gigantes digitais com a Microsoft e a IBM na construção de polos de armazenamento no Brasil, refletem a tendência expansiva desse negócio.

 

Meus dados estarão protegidos?

 

Essa pergunta pode ser respondida com base em mais uma notícia: A CIA (Central Intelligence Agency) transferiu recentemente grande parte dos seus dados para serviços terceirizados de cloud computing, isso após comprovar que os níveis atuais de segurança de dados, deixam as informações intocáveis à usuários externos, o que ratifica o empenho dos programadores para manter seus dados protegidos e longe de olhares maliciosos.

Com os investimentos crescentes em construção de datacenters ao redor do mundo, parece que era dos grandes HD’s e dos altos custos de manutenção está chegando ao fim. A popularização dos serviços de Cloud Computing tende a tornar os preços ainda mais atrativos, assim como a qualidade dos planos oferecidos, talvez, em alguns anos, o tão popular pen-drive vire um objeto do passado e você tenha tudo o que precisa ao alcance de um clique.

 

Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.