Negócios: O que é outsourcing de impressão?

outsourcing

Negócios: O que é outsourcing de impressão?

Novos negócios de sucesso tem sido casos raros ultimamente, o que amplia ainda mais o mérito e relevância de alguns tipos de negócios que estão conseguindo se sobressair e ganhar espaço na economia cotidiana. Muitos empreendedores estão buscando novas alternativas, a fim de diversificar seus investimentos, ou até mesmo de recuperá-los, e da necessidade algumas grandes empresas surgiu o ramo que é foco deste texto, o de outsourcing de impressão. O termo é recente mas a prática já vem sendo feita há um bom tempo, mesmo com as previsões dizendo que o uso de impressão iria se reduzir drasticamente.

Acontece que, o papel impresso ainda traz um conforto visual muito melhor para a leitura e escrita do que as telas, mesmo as mais avançadas. Por esse motivo, a maioria das empresas ainda mantém os seus documentos nesse formato, mas, a gestão dos equipamentos para estas tarefas acabava tomando muito tempo e muitos recursos. Como grandes negócios surgem de necessidades simples, estava dada a partida para um ramo bastante promissor de negócios, no qual você também pode se aventurar!

Para começar veja uma definição mais formal do que é uma outsourcing de impressão segundo o site TI Especialistas:

“Outsourcing de Impressão consiste na transferência da gestão operacional do parque de impressoras para uma empresa especializada. A empresa contratante faz uma parceria estratégica com um fornecedor, que será responsável pelo gerenciamento do seu parque de impressoras.

Instalação de novos equipamentos, fornecimento de insumos, alocação de capital humano e manutenção dos equipamentos, são algumas das atividades executadas pelas empresas especializadas em Outsourcing de Impressão. Em algumas modalidades contratuais, a terceirização pode incluir a transferência do seu parque de impressoras para a gestão do fornecedor dos serviços.

O Outsourcing de Impressão ainda prevê S.L.A. (Service Level Agreement), para o cumprimento de medidas preventivas e corretivas, a fim de garantir o funcionamento da solução contratada de acordo com a criticidade de cada evento. Normalmente, as empresas possuem especialistas que atuam internamente, nas dependências dos clientes. Auxiliam na utilização dos produtos contratados e sugerem alterações no ciclo documental para uma melhor otimização do processo.”

Como começar a oferecer o serviço de outsourcing?

Todo negócio sério requer um investimento, no caso de uma prestadora de serviços de impressão, o investimento acontece de acordo com o público e a parcela de clientes que você pretende atender. Os custos iniciais dependem de três fatores principais: equipamentos, insumos e espaço.

Equipamentos: São a parte mais cara nos investimentos, pois, é preciso dispor de impressoras preparadas para uma grande quantidade de trabalho, o que acaba refletindo em um preço elevado, que se não for cuidadosamente estudado, pode prejudicar os planos para o seu negócio.

O indicado é contar com a maior variedade possível de equipamentos, para que se atinja também a maior quantidade de tarefas, mas lembrando que o outsourcing de impressão não é igual ao serviço que uma gráfica desempenha. Aqui o cliente estará mantendo um fluxo contínuo de impressões, onde as páginas impressas são de grande importância para as suas atividades, ou seja, não podem ou devem haver falhas frequentes.

A variedade nos equipamentos também é importante para que você possa atender àqueles clientes que desejam que os equipamentos estejam em suas próprias sedes e filiais, assim recai sobre o seu negócio a responsabilidade de implantar e manter funcionando todas as impressoras previstas em contrato.

Insumos: Geralmente se pensa apenas nos cartuchos e tonners quando se trata dos insumos referentes à impressão, mas, existem mais algumas coisas que devem ser observadas. É preciso também manter um suprimento de cabos para garantir a conexão dos equipamentos a variados modelos de computadores e notebooks, da mesma forma como é indispensável a existência de softwares para sincronizar as impressoras com os computadores dos clientes. Em alguns casos a empresa contrata uma única impressora para vários computadores, o que requer uma troca mais ágil dos cartuchos, assim como a sincronização via software de todas as máquinas, e a responsabilidade disso também é de quem presta o serviço de outsourcing.

Espaço: O espaço de armazenamento para todos os equipamentos e insumos é outro ponto que você deve cuidar com bastante atenção. Primeiro para que a localidade seja benéfica para o transporte constante de itens, depois para que tudo fique acondicionado em condições favoráveis à manutenção de sua qualidade

Um investimento extra, porém de grande relevância seria um sistema de gestão informatizado! Os populares ERP são de grande ajuda no controle do fluxo de informações em uma empresa de qualquer nicho, e em outsourcing de impressão podem representar um novo patamar na organização de seus equipamentos e clientes, pois:

  • Propicia um sistema de identificação eficiente para os equipamentos, de modo a saber onde está cada impressora e qual é o status desta.

  • Ajuda na gestão de estoque, evitando o desperdício de insumos como tinta e papel. Além de contribuir para uma compra mais eficiente desses itens, com base em métricas fiéis aos usos anteriores.

  • Proporciona uma análise de caso melhor, a partir de dados coletados em outros serviço será mais fácil identificar quais tipos de equipamentos satisfarão as atividades de novos clientes.

Ferramentas para começar seu negócio.

Com essas informações já se pode abrir um bom negócio no ramo, algumas fontes colocam o investimento inicial em torno de R$30 mil a R$180 mil, dependendo da proporção que o negócio deseja tomar. Como forma de complementar o serviço, ainda podem ser oferecidos o aluguel de outros itens tecnológicos, algo que tem se tornado uma opção comum de grandes empresas para reduzir os custos com materiais essenciais para o trabalho. Saiba que um Sistema ERP implantado no início de um negócio, atua como uma ferramenta poderosa para se evitar desperdícios, otimizar os processos e acelerar o crescimento da empresa. Com o passar do tempo, e com o aumento no número de dados disponíveis, o sistema tende a fazer análises ainda mais relevantes, que poderão colocar a sua prestadora de serviços entre as melhores do ramo. Pronto pra mais uma aventura empresarial?

Entre em contato com a Brascomm e veja como o nosso sistema pode ajudar a sua empresa a gerenciar melhor seu negócio e otimizar seu tempo.

Sem comentário

Escrever um comentário

Comentário
Nome
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.