Como faturar muito no natal?

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Como faturar muito no natal?

O natal está chegando!!!!! As luzes piscando e as decorações típicas dessa época já estão por todo lugar, não nos deixando esquecer de uma das datas comemorativas mais marcantes para humanidade em questões de empatia. O espírito natalino deixa as pessoas mais amistosas e sensíveis, surgindo nelas o desejo de presentear aqueles que o cercam!

Não é de hoje que o comércio se aproveita de datas comemorativas para melhorar as vendas, desta vez, entretanto, é diferente. O natal é esperado com ansiedade e apreensão, pois os economistas e empresários veem a última chance de recuperar as vendas em um ano fraco e tenso como o de 2016.

Nosso ano foi marcado por instabilidade que resultou em uma economia fria, e consumidores receosos de gastar por não saberem o que aconteceria daqui para a frente. Agora, com o ano chegando ao fim, temos um cenário político mais definido, que tem reaquecido a economia, e nada como o período sazonal de comércio mais forte do mundo para recuperar o fôlego de uma vez por todas! Então decore suas árvores de natal, prepare as luzes e aproveite a ajuda do papai noel para faturar muito nesse natal!

Entre de cabeça no espírito natalino!

O natal é uma época com características muito bem definidas, e para atrair mais clientes sua loja ou prestadora de serviços precisa mergulhar de cabeça nos aspectos mais comuns do natal. Invista em uma decoração bem chamativa e ousada, do tipo que encante os seus clientes e os deixem hipnotizados dentro do seu estabelecimento. Essa é uma estratégia muito utilizada pelos shopping centers brasileiro, ou será que ninguém nunca lhe recomendou visitar um certo shopping porque a decoração natalina estava belíssima? Pois bem, o caráter de marketing do natal é muito forte, e você pode atrair muitos novos clientes a partir de uma boa decoração. Para completar o ambiente coloque músicas natalinas para embalar as compras, e se possível faça uma camiseta comemorativa para seus vendedores!

Dependendo do nicho que sua loja atenda, existe uma estratégia que é infalível: contratar um papai noel! provavelmente você achou isso um pouco estranho, mas pense um pouco nas filas de crianças que se forma à espera de uma simples foto com o papai noel, agora pense nos pais dessas crianças dentro da sua loja! Percebeu?! A estratégia aqui está em atrair e manter pessoas dentro do seu estabelecimento, e a tendência é que pessoas passando por perto percebem a movimentação e acabem entrando para conferir o que está acontecendo, além do que essa pode ser uma ótima oportunidade para você faturar mais, já que as pessoas podem se interessar pelos seus produtos.

Motive sua equipe de vendas!

Não adianta atrair vários clientes se eles chegarem em sua loja para encontrar vendedores desanimados e de cara feia! O que as pessoas mais procuram no natal é alguém que as faça se sentir bem, e no momento de comprar, o bom atendimento é fundamental! A função de motivar a equipe de venda está nas mãos dos gestores, e existem diversas opções para fazê-lo. A mais comum está em oferecer comissões ou presentes aos funcionários, e isso realmente funciona! Tente descobrir uma coisa que seus funcionários desejam, não precisa ser nada muito caro, um livro que ele tenha comentado, um CD de um dos seus cantores preferidos, ou até mesmo um cartão, o importante é que o presente seja pessoal, e consiga sensibilizar o seu colaborador, além de motivá-lo ainda estará reconhecendo e recompensando-o por um ano de parceria e sucesso. A depender do tamanho da empresa, oferecer presentes personalizados aos funcionários pode ser inviável, então procure por lembrancinhas como porta-retratos, ou por cestas natalinas, apenas mostre para eles que a tarefa que desempenham é importante para o seu negócio, e que mesmo com toda a hierarquia você se preocupa com eles, e deseja boas coisas. Agora sua equipe estará motivada para atender a até milhares de clientes sempre com um sorriso no rosto!

Organize-se e prepare-se para faturar!

Outra coisa fundamental para o natal é a organização de estoque e preparação do mesmo. Você precisa usar os dados que tem ao seu dispor para fazer as melhores previsões de venda e comprar de forma eficiente, para que seu estoque possa atender às demandas dos seus clientes. utilize todas as formas possíveis de categorização: marca, tamanho, modelo, cor e crie um sistema eficiente de identificação para que sua equipe não perca tempo procurando os produtos para a entrega. Uma ferramenta útil para essa tarefa é o sistema ERP, que armazena e processa dados de diversas fontes da empresa, para que você tenha informações úteis no momento de fazer um planejamento.

Instalar um ERP agora já pode te ajudar na organização e controle de estoque para esse período de festas, mas além disso, sua loja já pode começar a se preparar para o ano que vem, peça aos funcionários que prestem atenção nos perfis de consumidores e nos hábitos de compra e armazene tudo isso em seu ERP, no próximo ano, você terá um banco de dados ao seu dispor para ajudar em previsões e comprar melhor.

Amplie os horários de funcionamento da sua loja!

Essa prática já é comum e dá muito resultado, principalmente nos dias de pico: 23, 24 e 25 de dezembro, onde a maioria das famílias estará fazendo suas confraternizações, amigos-secretos, etc. Muita gente deixa pra comprar o presente de última hora, ou até mesmo esquece algum ingrediente importante para a ceia, ou talvez decide comprar mais alguns itens para compor a decoração, e é importante que a sua loja esteja disponível nesse momento, tanto para que você venda mais, como para gravar sua marca na mente do cliente que pode recomendá-la para outros.

A maioria das estratégias de venda para o natal requer investimento, e para que este dê retorno é preciso fazer algumas contas de maneira bem exata. Comece investindo em um ERP para guiar as outras ações, assim fica mais fácil entender o quanto você pode investir em cada área, e qual é o limite para que o papai noel não acabe levando todo o seu lucro de volta para o pólo-norte!

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